Introdução às Vozes
Inauguro esta seção do MusiCafé apresentando um pouco sobre os diferentes tipos vocais. Por enquanto, essa explicação vai ser bastante grosseirona, pra servir mesmo como uma introdução. Mais adiante eu devo afunilar mais e mais sobre as classificações, porque é um tema enorme! Acaba não sendo saudável colocar tudo num post só.
A voz pode ser considerada o primeiro instrumento musical na nossa História e provavelmente o único que não sofreu alterações ao longo dos séculos. A técnica evidentemente sofreu alterações, de outro modo não existiria uma bibliografia imensa e especialistas em execução da chamada música antiga (música dos séculos XVI, XVII, por exemplo), mas o instrumento em si definitivamente não sofreu as alterações que um instrumento construído pelo homem sofreu.
De modo bastante geral, a principal divisão que possuímos entre vozes são soprano, contralto, tenor e baixo. Soprano como classificação de voz aguda feminina, contralto como voz grave feminina. Entretanto, estas classificações também cabem para vozes infantis, de crianças que ainda não passaram pela muda vocal. A voz de tenor se enquadra, portanto, à voz aguda masculina, enquanto baixo representa a voz grave masculina, como ilustra a imagem abaixo:
(cadência perfeita de Dó Maior para Fá Maior a quatro vozes)
Pra você que ainda não sabe reconhecer a notação na pauta (partitura), confira a seção "Apenda Música!" aqui no MusiCafé! Mas por ora, posso adicionar de forma bem simples que quanto mais para baixo a nota está, mais grave ela é, ao passo que quanto mais para cima, mais aguda.
Lá em cima eu disse que esta é uma forma bem grosseira de separar as vozes. Isso porque esta é apenas uma escrita coral comum (também farei um post sobre a escrita coral, calma). Além disso, estes nomes também podem ser utilizados para descrever e diferenciar alguma linha instrumental. É muito comum utilizar destas vozes para descrever algo específico numa obra para órgão, ou num quarteto de cordas, por exemplo. Em um quarteto de cordas, o violoncelo faz comumente as linhas de baixo ou ainda a voz do baixo, sinônimos.
As vozes possuem características muito mais aprofundadas do que simples quatro categorias. Por este motivo, o próximo post na seção de Vozes vai expor um pouco mais as demais classificações vocais, bem como citar alguns exemplos auditivos.
Se tiver dúvidas, coloque-as nos comentários! Elas são sempre bem-vindas! :)
0 comentários: